Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Cultura polonesa em destaque

Cultura polonesa em destaque

A noite de segunda-feira (19) foi de muita animação para o povo polonês em Brusque. O lançamento do VII Evento Cultural Polonês atraiu um grande número de decentes ao Clube Esportivo Paysandu. A data em que será realizado é 25 de agosto, mesmo dia que marca a chegada do primeiro grupo organizado de poloneses.

Serão diversas atrações a marcar a passagem. Entre elas uma missa no Santuário de Azambuja com um o padre que vem direto da Polônia para a celebração, gastronomia típica do país, apresentação musical e de dança folclóricas polonesas.

Em 2013, houve uma leve mudança na formatação do momento que comemora a presença da população polonesa em Brusque. Mudança no nome da festividade, que passou a se chamar Evento Cultural, quando antes era conhecida por Noite Cultural Polonesa.

Ivan Valendowsky, integrante da comissão organizadora dos festejos, explica que a alteração se deu por conta de a data de 25 de agosto ter caído em um domingo.

“Não queremos deixar de realizar nesta data de 25 de agosto, pois Brusque tem lei municipal que comemora a chegada dos imigrantes poloneses”, explica, afirmando que a intenção é conseguir estabelecer a data como oficial da chegada dos poloneses no Brasil.

O dia 25 de agosto, segundo Ivan, não foi escolhido ao acaso. Pesquisas históricas apontam que a data guarda o primeiro registro da presença de poloneses na cidade de Brusque e, consequentemente, no Brasil.

Por tanta importância e registros que a cidade também foi pioneira na criação de uma entidade voltada à cultura polonesa. Trata-se da Fundação José WalendoWsky. “Finalidade de promover a cultura polonesa no Brasil e tentar levar a do Brasil para a Polônia”, explica o presidente da entidade, João Paulo Loiola Walendowsky.

A realização do Evento Cultural em 25 de agosto também não foi algo escolhido ao acaso. Está relacionada à trajetória de chegada dos poloneses na cidade e no Brasil.

Dúvidas ou Sugestões

Ruas do Centro II poderão ficar sem água no sábado

Devido à manutenção das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque informa que duas ruas no Bairro Centro II poderão ter o abastecimento de água prejudicado durante a tarde deste sábado (17), mais precisamente das ruas Henrique Hoffmann Gustavo Halfpap. De acordo com o diretor técnico da autarquia, Fausto Diegoli, a possibilidade se dá por...
Continuar lendo...

Jovens são presos após assalto com armas de brinquedo

Por volta das 18h30min desta sexta-feira (12), a Polícia Militar prendeu dois jovens no bairro Limeira Baixa, após assaltarem um mercado com duas armas de brinquedo. Alan Júnior Sampaio dos Santos (18) e Augusto César Bertoli (20)  levaram dinheiro do caixa do mercado, e também a carteira de um dos clientes, totalizando cerca de R$ 438. Após o assalto, os dois fugiram em uma motocicleta preta com registro de furto e com a placa...
Continuar lendo...

Relatório indica três novos casos de dengue, em Brusque

Foram atualizados nesta quarta-feira (06), pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, os números da dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. O levantamento demonstra que, de janeiro até agora, o município soma 4.967 casos de dengue, e nas últimas 24h, três novos casos foram confirmados. Nenhuma pessoa está internada...
Continuar lendo...