Alemanha prepara homenagens a vítimas do nazismo

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visita no próximo dia 20 o campo de concentração de Dachau, primeira construção feita pelos nazistas em 1933 e que fica próximo a Munique. É a primeira vez que um chanceler alemão visita o campo de Dachau, que chegou a reunir mais de 200 mil prisioneiros de várias nacionalidades. A visita ocorre um mês antes das eleições legislativas alemãs, marcadas para 22 de setembro.

No campo de Dachau, mais de 41 mil pessoas foram assassinadas, morreram de fome e em consequência de doenças adquiridas no local. O campo foi desativado e os prisioneiros libertados com a chegada das tropas norte-americanas, em abril de 1945.

A visita de Merkel ocorre duas semanas antes de um gesto histórico de reconciliação do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, em Oradour-sur-Glane, vila francesa alvo de um massacre provocado por forças nazistas, em 10 de junho de 1944. Gauck é o primeiro chefe de Estado alemão a prestar homenagem em Oradur-sur-Glane, a 400 quilômetros de Paris, onde as tropas de elite nazistas mataram 642 pessoas.

Merkel visitará o campo acompanhada pelo presidente da comissão de ex-prisioneiros de Dachau, Max Mannheimer, de 93 anos, e pelo ministro da Educação da Baviera, Ludwig Spaenle. A chanceler deverá fazer uma homenagem às vítimas ao depositar coroa de flores junto a um memorial. “[A visita] é um sinal de respeito para com os ex-prisioneiros”, disse Mannheimer.

Merkel já visitou alguns campos de concentração nazistas, como o de Buchenwald, com o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, em abril de 2010.

FONTE: Agência Brasil

LDO

Dúvidas ou Sugestões

Tarde de diversão dos escoteiros na Polícia Militar

Na tarde deste sábado (24), o 18º Batalhão de Polícia Militar em Brusque recebeu  a visita de três alcateias (Brusque, Seeonee e Waigunga) de escoteiros, com quatro matilhas, totalizando 55 lobinhos (crianças), entre seis e nove anos de idade, coordenadas por Denise Minatti, Josiane Islab e Marcos Cadori, Eles tiveram atividades teóricas e práticas sobre noções de segurança e de trânsito. As aulas foram...
Continuar lendo...

Prefeitura de Guabiruba entrega mochilas para alunos da rede municipal

Com o pensamento de que promover uma educação de qualidade significa empreender esforços para que toda a população possa tê-la com os recursos e materiais necessários, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria Municipal de Educação adquiriu neste ano 700 mochilas para todos os alunos da Educação Infantil (0 a 3 anos e Pré-Escolar). O investimento foi de aproximadamente R$ 26 mil. Já para os...
Continuar lendo...

Balanço contábil e de produção da Secretaria de Saúde foi apresentado em audiência pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque realizou, durante o fim de tarde desta segunda-feira (5), a apresentação do balanço contábil e de produção do segundo e penúltimo quadrimestre de 2018.  A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, contando com explanações do secretário de Saúde, Humberto Fornari, da enfermeira Doris Archer e,...
Continuar lendo...