Alemanha prepara homenagens a vítimas do nazismo

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visita no próximo dia 20 o campo de concentração de Dachau, primeira construção feita pelos nazistas em 1933 e que fica próximo a Munique. É a primeira vez que um chanceler alemão visita o campo de Dachau, que chegou a reunir mais de 200 mil prisioneiros de várias nacionalidades. A visita ocorre um mês antes das eleições legislativas alemãs, marcadas para 22 de setembro.

No campo de Dachau, mais de 41 mil pessoas foram assassinadas, morreram de fome e em consequência de doenças adquiridas no local. O campo foi desativado e os prisioneiros libertados com a chegada das tropas norte-americanas, em abril de 1945.

A visita de Merkel ocorre duas semanas antes de um gesto histórico de reconciliação do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, em Oradour-sur-Glane, vila francesa alvo de um massacre provocado por forças nazistas, em 10 de junho de 1944. Gauck é o primeiro chefe de Estado alemão a prestar homenagem em Oradur-sur-Glane, a 400 quilômetros de Paris, onde as tropas de elite nazistas mataram 642 pessoas.

Merkel visitará o campo acompanhada pelo presidente da comissão de ex-prisioneiros de Dachau, Max Mannheimer, de 93 anos, e pelo ministro da Educação da Baviera, Ludwig Spaenle. A chanceler deverá fazer uma homenagem às vítimas ao depositar coroa de flores junto a um memorial. “[A visita] é um sinal de respeito para com os ex-prisioneiros”, disse Mannheimer.

Merkel já visitou alguns campos de concentração nazistas, como o de Buchenwald, com o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, em abril de 2010.

FONTE: Agência Brasil

LDO

Dúvidas ou Sugestões

Confira o que será avaliado na sessão da Câmara

Vários assuntos estarão em pauta na sessão especial da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (16), às 16h, no Plenário da Casa. Além dos projetos, que serão analisados, e preposições de autoria dos vereadores, logo após a sessão haverá a eleição da Mesa Diretora, ou seja, os 15 vereadores poderão eleger o novo presidente da Casa, bem como, o vice-presidente, primeiro e...
Continuar lendo...

Partida paralisada acontece nesta quarta-feira

Uma semana após o encerramento de uma partida por falta de segurança, o Campeonato Municipal de Futsal definirá, nesta quarta-feira (6), o posicionamento de JK Motos e Poço Fundo na segunda fase. A partida reiniciará do segundo tempo, já que a confusão aconteceu durante o intervalo. Com isso, e devido a realização da fase final do Campeonato Estadual de Futsal Feminino sub-20, a tabela teve de ser reajustada e a segunda fase terá jogos em três dias seguidos. Na segunda (11), terça...
Continuar lendo...

Funcionários negociam pagamento de salários atrasados

Durante toda a segunda-feira (22), os trabalhadores da empresa Buettner S/A participaram de duas assembleias junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fiação e Tecelagem (Sintrafite) para negociar os salários atrasados. Do encontro, um cronograma de pagamentos foi definido durante os encontros. Segundo o presidente do Sintrafite, Aníbal Boettger, os trabalhadores pediram ao sindicato que fizesse a assembleia para discutir os problemas...
Continuar lendo...