Alemanha prepara homenagens a vítimas do nazismo

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visita no próximo dia 20 o campo de concentração de Dachau, primeira construção feita pelos nazistas em 1933 e que fica próximo a Munique. É a primeira vez que um chanceler alemão visita o campo de Dachau, que chegou a reunir mais de 200 mil prisioneiros de várias nacionalidades. A visita ocorre um mês antes das eleições legislativas alemãs, marcadas para 22 de setembro.

No campo de Dachau, mais de 41 mil pessoas foram assassinadas, morreram de fome e em consequência de doenças adquiridas no local. O campo foi desativado e os prisioneiros libertados com a chegada das tropas norte-americanas, em abril de 1945.

A visita de Merkel ocorre duas semanas antes de um gesto histórico de reconciliação do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, em Oradour-sur-Glane, vila francesa alvo de um massacre provocado por forças nazistas, em 10 de junho de 1944. Gauck é o primeiro chefe de Estado alemão a prestar homenagem em Oradur-sur-Glane, a 400 quilômetros de Paris, onde as tropas de elite nazistas mataram 642 pessoas.

Merkel visitará o campo acompanhada pelo presidente da comissão de ex-prisioneiros de Dachau, Max Mannheimer, de 93 anos, e pelo ministro da Educação da Baviera, Ludwig Spaenle. A chanceler deverá fazer uma homenagem às vítimas ao depositar coroa de flores junto a um memorial. “[A visita] é um sinal de respeito para com os ex-prisioneiros”, disse Mannheimer.

Merkel já visitou alguns campos de concentração nazistas, como o de Buchenwald, com o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, em abril de 2010.

FONTE: Agência Brasil

LDO

Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba divulga cronograma de escolha de vagas

Foram publicados os editais do cronograma de escolha de vagas da 1ª chamada do concurso público da Prefeitura de Guabiruba para ingresso no magistério público municipal, bem como para os aprovados no Processo Seletivo para contratação de ACT. A escolha inicia no dia 6 de janeiro para os que passaram no concurso e no dia 12 para aqueles que serão admitidos em caráter temporário. Mesmo com o concurso, a realização dos...
Continuar lendo...

Cerimonial de encerramento dos Jacobs será nesta terça

Os Jogos Abertos Comunitários de Brusque encerraram na sexta-feira (10) com a disputa das finais do voleibol, feminino e masculino. As comunidades do Maluche e Nova Brasília fizeram a festa na Arena Brusque ao venceram as finais, respectivamente, diante Águas Claras e São Pedro. A cerimônia oficial de encerramento dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque será realizada nesta terça-feira (14).  O evento inicia às 20h na...
Continuar lendo...

Menor de idade é pego com erva

Mais um menor de idade foi apreendido pela Polícia Militar de Brusque por ter em sua posse, certa quantia de substância semelhante à maconha. O fato ocorreu por volta de 23h40min desta segunda-feira (27), na Rua Prefeito Germano Schaefer. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, o flagra partiu após abordagem e revista pessoal. A droga foi encontrada numa caixa de fósforos, que continha em seu interior uma pequena quantidade da erva. O menor foi conduzido até a delegacia de...
Continuar lendo...