Alemanha prepara homenagens a vítimas do nazismo

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visita no próximo dia 20 o campo de concentração de Dachau, primeira construção feita pelos nazistas em 1933 e que fica próximo a Munique. É a primeira vez que um chanceler alemão visita o campo de Dachau, que chegou a reunir mais de 200 mil prisioneiros de várias nacionalidades. A visita ocorre um mês antes das eleições legislativas alemãs, marcadas para 22 de setembro.

No campo de Dachau, mais de 41 mil pessoas foram assassinadas, morreram de fome e em consequência de doenças adquiridas no local. O campo foi desativado e os prisioneiros libertados com a chegada das tropas norte-americanas, em abril de 1945.

A visita de Merkel ocorre duas semanas antes de um gesto histórico de reconciliação do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, em Oradour-sur-Glane, vila francesa alvo de um massacre provocado por forças nazistas, em 10 de junho de 1944. Gauck é o primeiro chefe de Estado alemão a prestar homenagem em Oradur-sur-Glane, a 400 quilômetros de Paris, onde as tropas de elite nazistas mataram 642 pessoas.

Merkel visitará o campo acompanhada pelo presidente da comissão de ex-prisioneiros de Dachau, Max Mannheimer, de 93 anos, e pelo ministro da Educação da Baviera, Ludwig Spaenle. A chanceler deverá fazer uma homenagem às vítimas ao depositar coroa de flores junto a um memorial. “[A visita] é um sinal de respeito para com os ex-prisioneiros”, disse Mannheimer.

Merkel já visitou alguns campos de concentração nazistas, como o de Buchenwald, com o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, em abril de 2010.

FONTE: Agência Brasil

LDO

Dúvidas ou Sugestões

Mulher se fere em acidente de trânsito

Um acidente ocorrido pouco depois das 14h desta quinta-feira (29), na Avenida Dom Joaquim (Rua do Cedro), resultou na condução de uma motociclista ao pronto socorro do Hospital de Azambuja. O fato ocorreu próximo do acesso a Rua Beira Rio e envolveu um Ford Ka que colidiu numa motocicleta, ambos de Brusque. De acordo com informações colhidas pela reportagem da Rádio Cidade no local, Solange Bambineti Testoni, que estava na moto, teve de ser conduzida pelos bombeiros à unidade de saúde,...
Continuar lendo...

Prefeitura intensifica ações de tapa buraco

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Obras, está realizando ações de tapa buracos em diversos pontos da cidade. As ações desta terça-feira (7) foram realizadas nas ruas Joaquim Zucco, no bairro Nova Brasília e na Rua Luiz Morelli, bairro Dom Joaquim. Além dessas localidades, as equipes da Secretaria de Obras também realizaram consertos de asfalto na Rua São Pedro, trabalhos que ocorreram e nesta terça e na segunda-feira (6), ainda na segunda a comunidade do Cedrinho...
Continuar lendo...

Pronegócio: “são esperadas grandes vendas”

Começou nesta segunda-feira (27) a 37ª edição da Pronegócio, no pavilhão da Fenarreco, em Brusque. Desta vez, a rodada apresenta coleções Primavera/Verão 2015-2016, com 200 empresas fornecedoras. O evento ocorre durante esta semana, até sexta-feira (1º), a partir das 8h. Segundo o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampe), Luiz Carlos Rosin, são esperadas...
Continuar lendo...