Espetáculo encerra semana de teatro no Cescb

Uma história bíblica, mas que conta a vida de uma mulher muito a frente do seu tempo e que conseguiu vencer inúmeras dificuldades. Este tema levou um grande público para o teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, nos dois dias de apresentações do espetáculo À Luz de Judite, da Cia Sandra Baron.

Para a bibliotecária Suzane Mafra, esta foi uma ótima oportunidade de mostrar os artistas locais. “Muitas pessoas de Brusque estão acostumadas a ver a Sandra Baron apenas como contadora de histórias, mas, agora, constatamos todo o seu potencial”, diz.

A peça é uma adaptação do Livro de Judite da Bíblia. Perpassa a história de duas mulheres: Judite (400 a.C), heroína bíblica que enfrenta sozinha um exército de 120 mil homens e mata o general Holofernes para salvar seu povo da morte eminente, e Artemisia Gentileschi (1593 a 1656 d.C.), pintora italiana que viu em Judite uma forma de expressar sua indignação. Artemisia pintou vários quadros de Judite e foi a primeira mulher na história a ser admitida na Academia de Artes de Florença. Foi estuprada aos 17 anos por seu professor de perspectiva e chegou a ser torturada no tribunal durante o processo que moveu contra seu agressor.

O espetáculo também foi contratado por diversas entidades estaduais que trabalham com mulheres em situação de vulnerabilidade, entre elas profissionais do sexo e presidiárias. Além disso, Sandra buscou inspiração para escrever o espetáculo, nas pinturas de Artemisia, pois cada uma das estátuas apresentadas no palco, remetem aos personagens retratados pela artista plástica. “Foi uma experiência muito boa para toda a equipe da companhia. O Cescb nos deu um apoio fundamental, um olhar para a cultura de Brusque no que diz respeito a um dos seus maiores patrimônios, que são os agentes culturais locais. Os editais que apoiam a cultura local são vitais para estimular a produção cultural da região, e devem com certeza ser ampliados”, declara.

O próximo espetáculo a ser apresentado na Temporada de Teatro, será o Tarja Preta, que tem no elenco os atores globais, Letícia Isnard, a Brenda da Novela Sangue e Érico Brás, o Jurandir do seriado Tapas e Beijos e que também está no cinema com o filme, O Concurso.

A venda de ingressos para este espetáculo começa na próxima segunda-feira, 05/08, na recepção do Cescb. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Dúvidas ou Sugestões