Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Encontro de gaiteiros anima sábado na Festa da Integração

Encontro de gaiteiros anima sábado na Festa da Integração

Depois da abertura da 1ª Festa da Integração, ocorrida na noite de sexta-feira (7), a animação no Pavilhão São Cristóvão neste sábado ficou por conta dos gaiteiros que durante a tarde e início da noite apresentaram suas músicas. Cerca de 30 gaiteiros, das mais diferentes idades, abriram o encontro tocando as músicas “Cana Verde” e “Moreninha Linda”. A 1ª Festa da Integração integra as comemorações de aniversário do município, que na segunda-feira (10), comemora 51 anos de emancipação político-administrativa.

Enquanto o som das gaitas embalou os visitantes, a exposição de pequenos e grandes animais, produtos agrícolas e artesanato despertou o interesse do casal Carlos Emilio e Albertina Fischer Decker, 50 e 60 anos respectivamente. Eles aproveitaram a festa para apreciar os animais e conversar com os proprietários. “A gente trabalhava com criação de animais e quando tem exposição desse tipo, a gente participa, se interessa”, comenta Carlos, acompanhado também do filho João Paulo, de 18 anos. A família mora no bairro Imigrante, em Guabiruba, e afirma que o tamanho dos bois e a beleza dos cavalos chamaram sua atenção.

Além de visitantes do município, Guabiruba recebeu turistas de cidades da região. A empresária Gertrud Volles, 57 anos, veio de Blumenau com um grupo de 30 pessoas. Segundo ela, tudo estava muito aconchegante. “O churrasco estava muito bom e a exposição também está interessante. Vamos ficar até o fim do dia aqui”, afirma.

Na noite deste sábado a atração musical será de Cesar Santoro e Banda. No domingo, a partir das 9h, ocorre o Desfile Alegórico, que partirá da Prefeitura, com destino ao Pavilhão São Cristóvão, bairro Aymoré. O desfile será aberto com o porta-bandeira, seguido por carroças de dois cavalos, carroças de um cavalo, charretes, cavaleiros, micro tratores e tratores, gaiola cross, jeep e motocicletas.

Ao meio-dia, terá almoço com prato típico e churrasco e a partir das 13h ocorrem as apresentações culturais com os grupos Alle Tanzen Zusammen, Tutti Buona Gente, Alpino Germânico, Acordeon, Hip-Hop Cia das Ruas, Capoeiras Acapras e Circo Teatro Mundialito Stankowich. A festa segue com a dupla Cledson e Cleber e com um café colônia às 16h.

Conforme o vice-prefeito, Valmir Zirke, o principal objetivo da festa é integrar as várias culturas que hoje existem no município. “Estamos muito contentes com o andamento da festa, hoje o dia também colaborou e esperamos que os visitantes aproveitem e gostem do encontro”, afirma Zirke, que assume a prefeitura a partir de segunda-feira, 10, às 17h, enquanto o prefeito, Matias Kohler, viaja para a Alemanha para as comemorações de aniversário de 200 anos de Karlsdorf – Neuthard.

Colaboração: Phamela Hinhel

Dúvidas ou Sugestões