Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Encenação

Encenação

Uma brincadeira de palavras faz parte do convite feito pelo pesquisador, cenógrafo e sombrista Alexandre Fávero, da Cia de Teatro Lumbra, de Porto Alegre (RS), para a abertura da Temporada de Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb). Ele encena a peça Sacy Pererê – A Lenda da Meia Noite.
A companhia inicia as apresentações da temporada na próxima terça-feira (4), às 15h, e, na quarta-feira (5), com a segunda apresentação às 19h30min, no teatro do Cescb. Os ingressos custam R$ 4 e meia entrada R$ 2.

O projeto prevê, ainda, a distribuição gratuita de 30% dos ingressos. “A intenção foi abrir espaço para que toda a comunidade possa vir ao teatro, assistir grandes espetáculos e conhecer o que os artistas da região estão apresentando”, diz o produtor Sérgio Valle, da PrismaCultural.

Ao todo, 13 espetáculos foram selecionados, o que representa 26 encenações, pois cada um deles subirá ao palco duas vezes. As apresentações serão às terças e quartas-feiras, nos horários das 9h, 15h e às 19h30min. As apresentações iniciam no dia 4 de junho e seguem até 20 de novembro de 2013.

E para abrir a temporada nada como um espetáculo premiado e que agrada crianças corajosas e adultos curiosos, como costumam dizer os produtores da peça.

Todo o espetáculo é inspirado no primeiro livro editado por Monteiro Lobato no ano de 1918. Nele, os sombristas (manipuladores do teatro de sombra) contam uma história de suspense em que um viajante é assombrado pelo Sacy e perde todas as suas coisas. O homem caça o diabinho e o prende em uma garrafa, obrigando-o a devolver todos os seus pertences. Antes de seguir viagem, por um descuido, o aventureiro solta o Sacy, que foge dando uma grande gargalhada.

De acordo com Fávero, o diferencial do espetáculo já está no nome, grafado com Y, que diz que o saci que será apresentado é outro. “Lidamos com o escuro, o medo, um Sacy primitivo e muito anterior ao Sítio do Pica-Pau Amarelo. O trabalho é calçado no potencial assombroso que o danado do Sacy tem e no ambiente do teatro de sombras. No ver e não ver. Na imaginação e na surpresa”, conta.

No final, o público pode ver de perto os materiais de cena e conversar com os artistas sobre o teatro de sombras e as lendas brasileiras. “É necessário que a população de Brusque prestigie, participe e dê continuidade com a sua presença em todas as sessões. Só assim a arte e os artistas podem fazer circular as riquezas do Brasil com qualidade entre os diferentes públicos do país”, lembra o diretor.

Dúvidas ou Sugestões

Prefeito declara “É um legado da Unifebe e deste governo para Brusque”

O governo municipal participou da Aula Magna do curso de Medicina da Unifebe, na noite de quarta-feira (20), no teatro do Centro Empresarial. Marcaram presença na cerimônia o prefeito Jonas Oscar Paegle, o vice-prefeito José Ari Vequi e o secretário de Saúde, Humberto Fornari, juntamente com as autoridades acadêmicas, estudantes, familiares e comunidade.  Durante a cerimônia, que contou com a apresentação dos calouros, o...
Continuar lendo...

Três carros se chocam em frente à Havan

Na tarde desta terça-feira (1º), uma colisão entre três veículos em frente à loja de departamentos Havan, na Rodovia Antônio Heil, aproximadamente às 16h10, deixou uma vítima com ferimentos. Um Honda, um Celta, ambos de Brusque, e um furgão, com placas de Tijucas, se chocaram e deixaram o condutor do Celta com ferimentos. Ele foi encaminhado ao pronto socorro do Hospital de Azambuja pelo Corpo de Bombeiros. Dois dos carros envolvidos, o Celta e o Honda, seguiam na mesma direção,...
Continuar lendo...

Motociclista fica ferido ao bater contra carro no Santa Rita

Mais um acidente de trânsito foi registrado em Brusque neste sábado (22). Foi por volta de 19h50, na Rua Sete de Setembro, no bairro Santa Rita. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma moto CG, de Brusque, ficou ferido ao bater contra um Hyundai I30, também de Brusque. Ele estava consciente e sentado junto à calçada quando o socorro chegou, mas foi levado ao pronto socorro do hospital por conta de alguns ferimentos leves que...
Continuar lendo...