Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Eles dominam o mundo da tecnologia

Eles dominam o mundo da tecnologia

Você já se imaginou uma semana sem computador ou internet? Iria conseguir trabalhar? São raros os empregos onde não se faz necessário o uso dessa tecnologia. O boom da internet continua crescendo a cada dia, dando espaço para os profissionais do sistema de informação. Desde a manutenção das máquinas ao desenvolvimento das páginas de informação, são eles os responsáveis por todo esse funcionamento.

“Tecnologia é o futuro. O que temos hoje de tecnologia, daqui a seis meses pode se tornar obsoleto, surgindo novas e de uma forma que a gente não esperava”. Essa é a definição de André Luiz Holatz (25), jovem empresário da área do sistema de informação. Sócio de Leandro A. Kohler (26), os dois têm uma empresa de webdesign para criação de sites e desenvolvimento de solução para internet.

Amigos de infância e com o mesmo gosto em comum, eles decidiram fazer da afinidade um negócio. Segundo Leandro, o interesse pela informática veio desde cedo. “Desde que eu ganhei meu primeiro computador, quando tinha 12 anos. Sempre fui fazendo cursos e me inteirando, até que conheci o André e a gente resolveu montar uma sociedade. Trabalhamos com empresas, prestamos toda essa assessoria da marca da empresa na internet”, conta ele.

Segundo Leandro, o estudante de sistemas de informação tem que se identificar, principalmente, com programação. Ter afinidade com a parte técnica, que é a base do curso. Eduardo Tomasi (18) é acadêmico do primeiro período de sistema da informação. Ele fez um curso básico e trabalhou dois anos em uma empresa de informática. Identificou-se com a área e decidiu fazer disso uma profissão. “Eu já me interessava desde os 15 anos. E essa parte de infraestrutura foi o que eu me identifiquei a principio. Trabalhei dois anos e isso me deu uma vivência com problemas, opções e soluções. É minha cara: meu gosto por tecnologia é tentar solucionar problemas”, revela.

Vanderlei Kohler já está no sétimo período e também já trabalha na área. Analista de sistemas há dois anos, ele afirma que entrou no curso por acaso, já que essa não era a primeira opção. “Eu queria engenharia civil. Mas na matrícula vi que não era para mim. Como eu sempre me interessei por computação, comecei a pesquisar algo nessa mesma linha de área. Aí, achei sistemas de informação e fui pesquisando, vi que tinha bastante campo de trabalho e boa remuneração”, relembra o estudante.

Apesar da pouca experiência, Vanderlei ressalta um ponto que considera importante e esquecido na área de sistemas. “Hoje, o profissional da tecnologia não envolve só o conhecimento técnico. Tem que ter uma ótima visão de negócio, porque as empresas exigem isso. A área de tecnologia da informação (TI) é muito importante dentro das empresas. Não tem como imaginar uma empresa sem computador, sem internet. O próprio governo exige isso com notas ficais eletrônicas e outros documentos que são necessários”, comenta.

Que o mundo não gira sem o computador, sabemos. Mas, em quais áreas um profissional formado em sistema da informação pode atuar? Aqui vão algumas dicas do Fique ligado! Administração do fluxo de informações, administração de bancos de dados, gerenciamento de compras e vendas, informações via internet, ou até mesmo, o funcionamento de aplicativos integrados, como celulares e televisores com Internet, envolvendo telecomunicações e redes de computadores são alguns. A atuação do profissional pode se dar tanto em empresas de grande, quanto nas de médio e até pequeno porte, além de setores na esfera pública.

Dúvidas ou Sugestões