Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Aposentados podem aumentar seus benefícios

Aposentados podem aumentar seus benefícios

Maria Roseli Beuting, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, em entrevista ao Jornal da Cidade desta quinta-feira (25), trouxe mais detalhes em relação à lei da desaposentadoria. Aprovada pelo Senado, ela pode beneficiar entre 600 mil e 700 mil trabalhadores. De acordo com o projeto, aposentados que voltaram a trabalhar poderão, mediante a renúncia do benefício que dispõem, solicitar o recálculo, podendo assim aumentar o seu valor.
Apesar de divergirem se essa é a melhor forma de corrigir a injustiça com esse grupo de pessoas, especialistas afirmam que não é mais possível admitir que aposentados que continuam na ativa sejam obrigados a contribuir com a Previdência Social, sem receber nada em troca. Beuting é favorável a Lei e crê que ela realmente irá beneficiar os brasileiros.Porém, pede cautela.
Para aqueles que pretendem solicitar o benefício, ela aconselha que procurem instruções antes de qualquer decisão precipitada, pois, conforme a sindicalista, cada caso precisa ser analisado, a fim de saber se é ou não viável solicitar a desaposentadoria.
Tão logo o Senado aprovou o projeto de lei, o governo federal começou a agir na tentativa de barrar a mudança. Como foi aprovado em caráter terminativo pela comissão de assuntos sociais do Senado, o projeto seguirá diretamente para a Câmara Federal.
Assim como Maria Roseli Beuting, Renato Follador, consultor de previdência, é favorável à lei. Na sua análise, a desaposentadoria é justa do ponto de vista jurídico e correta em relação à questão técnica. Segundo ele, as regras impostas pelo fator previdenciário são claras em determinar uma correlação entre os valores da contribuição e do benefício.
Portanto, seria inadmissível o aposentado optar por continuar trabalhando e tenha de contribuir com o INSS, sem que isso represente um ganho em sua aposentadoria. Maria estará participando, nesta sexta-feira (26), do 4º Congresso Estadual do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de SC, que ocorrerá em Joinville. O evento contará com as presenças da diretoria executiva estadual e nacional do sindicalismo. O congresso promete movimentar a categoria na luta pelo fim do fator previdenciário e pelo aumento real do benefício das aposentadorias.
Dúvidas ou Sugestões