Aposentados podem aumentar seus benefícios

20:35 25/04/2013
Maria Roseli Beuting, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, em entrevista ao Jornal da Cidade desta quinta-feira (25), trouxe mais detalhes em relação à lei da desaposentadoria. Aprovada pelo Senado, ela pode beneficiar entre 600 mil e 700 mil trabalhadores. De acordo com o projeto, aposentados que voltaram a trabalhar poderão, mediante a renúncia do benefício que dispõem, solicitar o recálculo, podendo assim aumentar o seu valor.
Apesar de divergirem se essa é a melhor forma de corrigir a injustiça com esse grupo de pessoas, especialistas afirmam que não é mais possível admitir que aposentados que continuam na ativa sejam obrigados a contribuir com a Previdência Social, sem receber nada em troca. Beuting é favorável a Lei e crê que ela realmente irá beneficiar os brasileiros.Porém, pede cautela.
Para aqueles que pretendem solicitar o benefício, ela aconselha que procurem instruções antes de qualquer decisão precipitada, pois, conforme a sindicalista, cada caso precisa ser analisado, a fim de saber se é ou não viável solicitar a desaposentadoria.
Tão logo o Senado aprovou o projeto de lei, o governo federal começou a agir na tentativa de barrar a mudança. Como foi aprovado em caráter terminativo pela comissão de assuntos sociais do Senado, o projeto seguirá diretamente para a Câmara Federal.
Assim como Maria Roseli Beuting, Renato Follador, consultor de previdência, é favorável à lei. Na sua análise, a desaposentadoria é justa do ponto de vista jurídico e correta em relação à questão técnica. Segundo ele, as regras impostas pelo fator previdenciário são claras em determinar uma correlação entre os valores da contribuição e do benefício.
Portanto, seria inadmissível o aposentado optar por continuar trabalhando e tenha de contribuir com o INSS, sem que isso represente um ganho em sua aposentadoria. Maria estará participando, nesta sexta-feira (26), do 4º Congresso Estadual do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de SC, que ocorrerá em Joinville. O evento contará com as presenças da diretoria executiva estadual e nacional do sindicalismo. O congresso promete movimentar a categoria na luta pelo fim do fator previdenciário e pelo aumento real do benefício das aposentadorias.
Guabiruba não registra nenhum caso de Covid neste domingo
Nenhum caso de Covid-19 foi registrado, em Guabiruba, neste domingo (21). Atualmente o município tem 4273 casos de Covid-19, destes, 4220 estão recuperados e 5 estão ainda ativos.
O Centro de Triagem detectou 9 pessoas suspeitas que estão esperando o resultado do teste. Guabiruba possui um cidadão internado na UTI em Brusque no momento. Até agora, Guabiruba possui 48 óbitos pelo vírus,
Cerca de 17.673 cidadãos já...
Cônsul e Augusta Knorring conquistam festival
Durante a manhã da última quinta-feira (18), alunos de várias escolas de Brusque participaram de mais uma edição do Festival Pré-Mirim de Handebol, no ginásio do Colégio Cônsul. A EEF Augusta Knorring, do Bairro Cerâmica Reis, no feminino, e o Colégio Cônsul, do centro, no masculino, conquistaram os troféus de campeões do festival.
Entre as meninas, a EEF Augusta Knorring não deu...
Candidatos aos cursos do IFC podem pedir isenção
Até 10 de setembro, seguem abertas as inscrições para o Exame de Classificação 2020 do Instituto Federal Catarinense (IFC). São oferecidas 2.220 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio nos campi da instituição, localizados em 15 cidades.
Os candidatos poderão solicitar a isenção do pagamento de taxa de inscrição, o candidato deverá preencher um formulário, e...