Aposentados podem aumentar seus benefícios

20:35 25/04/2013
Maria Roseli Beuting, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, em entrevista ao Jornal da Cidade desta quinta-feira (25), trouxe mais detalhes em relação à lei da desaposentadoria. Aprovada pelo Senado, ela pode beneficiar entre 600 mil e 700 mil trabalhadores. De acordo com o projeto, aposentados que voltaram a trabalhar poderão, mediante a renúncia do benefício que dispõem, solicitar o recálculo, podendo assim aumentar o seu valor.
Apesar de divergirem se essa é a melhor forma de corrigir a injustiça com esse grupo de pessoas, especialistas afirmam que não é mais possível admitir que aposentados que continuam na ativa sejam obrigados a contribuir com a Previdência Social, sem receber nada em troca. Beuting é favorável a Lei e crê que ela realmente irá beneficiar os brasileiros.Porém, pede cautela.
Para aqueles que pretendem solicitar o benefício, ela aconselha que procurem instruções antes de qualquer decisão precipitada, pois, conforme a sindicalista, cada caso precisa ser analisado, a fim de saber se é ou não viável solicitar a desaposentadoria.
Tão logo o Senado aprovou o projeto de lei, o governo federal começou a agir na tentativa de barrar a mudança. Como foi aprovado em caráter terminativo pela comissão de assuntos sociais do Senado, o projeto seguirá diretamente para a Câmara Federal.
Assim como Maria Roseli Beuting, Renato Follador, consultor de previdência, é favorável à lei. Na sua análise, a desaposentadoria é justa do ponto de vista jurídico e correta em relação à questão técnica. Segundo ele, as regras impostas pelo fator previdenciário são claras em determinar uma correlação entre os valores da contribuição e do benefício.
Portanto, seria inadmissível o aposentado optar por continuar trabalhando e tenha de contribuir com o INSS, sem que isso represente um ganho em sua aposentadoria. Maria estará participando, nesta sexta-feira (26), do 4º Congresso Estadual do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de SC, que ocorrerá em Joinville. O evento contará com as presenças da diretoria executiva estadual e nacional do sindicalismo. O congresso promete movimentar a categoria na luta pelo fim do fator previdenciário e pelo aumento real do benefício das aposentadorias.
Furtos registrados na quinta
Começo de noite de quinta-feira (27) por volta das 19h18 no bairro Águas Claras o Copom fora informado sobre um furto. A vítima disse aos policiais que por volta das 17h45 ao dirigir-se até um ferro velho viu no local um motor elétrico muito semelhante ao seu, e que obteve a informação do responsável pelo estabelecimento de que este havia adquirido de um homem. A vítima ao retornar para sua casa, de imediato foi procurar pelo seu...
Homem é preso por trafico de drogas
Uma viatura do Pelotão de Policiamento Tático da Polícia Militar de Brusque (PPT) estava em rondas pelo Bairro Azambuja no inicio da noite desta terça-feira (19), quando visualizou um homem em atitude suspeita.
Eles o abordaram e fizeram revista no mesmo, localizando 17 pedras de crack e três torrões de maconha, ambos prontos para venda. A guarnição conduziu o homem para a Delegacia de Polícia Civil.
Ação do Ministério Público busca irregularidades em abatedouro de Guabiruba
Uma ação conjunta do Ministério Público de Santa Catarina, Cidasc, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, entre outros órgãos, terminou com a interdição de um abatedouro de bovinos e suínos, em Guabiruba. A operação aconteceu durante o final da manhã desta terça-feira (30), nos bairros Aymoré e Pomerânia.
De acordo com a promotora Susana Perin Carnaúba,...