Grupo Escoteiro de Brusque existe há 52 anos

Ajudar na formação e progresso pessoal, físico, moral, intelectual e espiritual. Essas são as bases do escotismo, que nasceu no ano de 1907 em Londres, na Inglaterra, criado por Baden Powell. No Brasil, o movimento chegou ao ano de 1910 e, em Santa Catarina, o escotismo está comemorando 100 anos em 2013. No mundo, são mais de 30 milhões de escoteiros e no estado, aproximadamente, sete mil. Em Brusque, o grupo possui 52 anos e a sede fica localizada na Rua Doutor Penido, mais precisamente na subida do Morro da Caixa da Água, no Centro.

Inês Denez, chefe da tropa sênior do grupo do escoteiro de Brusque, explica que são, atualmente, 120 membros inscritos, entre jovens e adultos. Eles são divididos por idade: de 7 a 10 anos, que são os lobinhos, de 11 a 14 anos, os escoteiros, de 15 a 18 anos, que são o sênior, e de 18 a 21, os pioneiros. Os adultos são todos os voluntários.

O objetivo do escotismo no mundo é ajudar o jovem na formação feita através de jogos que visam cooperar na educação. “Posso falar como experiência de mãe que entrei no movimento de escoteiro em 1994. Sinto em casa meus filhos tudo o que aprendem no escoteiro eles levam para a vida deles. Como adulto, eles têm que aprender ir viver em grupo, se eles tiverem o dom de liderar. Eles terão que liderar ou se não, aprendem a serem liderados. Eles precisam disso para a vida deles”.

Ela destaca que o escotismo ajuda o jovem a tomar decisões, sejam elas certas ou até mesmo erradas. Mas chega uma hora da vida em que eles têm que tomar uma decisão e o escotismo ajuda muito.
Algo no que se aprende é saber dizer o não e o porquê do não. Segundo Inês, às vezes os falam várias coisas proibindo os filhos, mas não justificam. Quando se acampa, por exemplo, e se pede para os jovens não comerem frutas de um local, é explicado o porque de isto não estar autorizado. É dito que o dono da propriedade não autorizou tirar a fruta e tem que respeitar a decisão. Todos podem participar do grupo.

Inês diz que tem muito orgulho ser escoteira e ajudou muito na sua vida pessoal. Todos que desejam participar podem se dirigir à sede, que funciona apenas aos sábados das 14 às 17h. Inicialmente, podem participar durante três semanas sem compromisso para ver se a criança se adapta. Logo após, é feita a inscrição, onde é feita a promessa.

O grupo de Brusque participa de atividades estaduais, nacionais e mundiais. Para participar do clube, existe o custo de R$ 25, que é revertido para cursos de formação de lideranças e também para a manutenção da sede, que é considerada a terceira mais bonita de Santa Catarina. As informações podem ser obtidas através do telefone do presidente, Rodrigo Freitas, no telefone 91313734.

Dúvidas ou Sugestões

Mais uma morte por Covid-19 é registrada em Brusque

A cidade de Brusque registrou, nas últimas horas, a morte de número 240 associado ao Coronavírus. Trata-se de um homem, com 70 anos de idade.  Morador do bairro Centro, ele manifestou os primeiros sintomas da doença em 31 de março. No mesmo dia teve a sua internação clínica no Hospital Imigrantes. Seguindo para a UTI no dia 11 de abril.  A vitima não teve passagem pelo Centro de Triagem para Sintomáticos...
Continuar lendo...

Responsável comenta medidas para melhorar segurança no Parque da Saudade

Por conta dos vários relatos de furto no cemitério municipal Parque da Saudade nos últimos, o diretor de patrimônio da Prefeitura de Brusque, Maurino Cazagrande, esteve no Rádio Revista Cidade para falar sobre as medidas que o órgão responsável pelo cemitério pode tomar para garantir a segurança. Segundo ele, muitos dos casos não podem ser apurados, pois não existe o controle do estado de cada túmulo,...
Continuar lendo...

Audiência Pública sobre Concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

O Município de Guabiruba, em cumprimento ao princípio da transparência e nos termos que dispõe o artigo 39, da Lei 8.666/93, convida a comunidade em geral e demais interessados a participar da Audiência Pública que apresentará o Edital de Concorrência Pública para outorga da Concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Guabiruba. A...
Continuar lendo...