Números apontam queda nas mortes

O número de mortes nas estradas caiu 25,4% neste carnaval, segundo o balanço parcial divulgado hoje (11) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos três primeiros dias do feriado prolongado, de sexta-feira (8) a domingo (10), foram registradas 97 mortes. No mesmo período do ano passado, a PRF já havia contabilizado 130 mortes.

O número de feridos também teve redução de 15,7% - foram 1.303 ocorrências em 2012 e 1.098 neste ano. A PRF informa ainda que, no mesmo período, houve queda de 2,6% no número de acidentes - ano passado foram 2.051 registros e, neste carnaval, já aconteceram 1.997 acidentes.

"Conforme havíamos previsto, ultrapassamos o número de testes de embriaguez feitos no carnaval passado, batendo o novo recorde histórico, com 42.661 testes aplicados", disse à Agência Brasil o inspetor Fabiano Moreno, da PRF.

Em 2012 foram feitos 30,4 mil testes. Apesar de mais testes terem sido aplicados, a PRF registrou queda no número de autuações que resultaram em prisão. De 1.410 autuações feitas no ano passado, 494 pessoas foram presas; de 1.055 autuações feitas neste carnaval, 338 foram detidas.

Segundo Moreno, os números mostram que as ações integradas de fiscalização e de conscientização desenvolvidas pelo governo surtiram efeito no trânsito. "Com as fiscalizações e as campanhas de trânsito, notamos que os motoristas estão despertando para a responsabilidade que precisam ter em prol de um trânsito seguro", disse o inspetor.

A PRF reitera que no retorno do feriado de carnaval os motoristas precisam estar bem atentos porque, a exemplo dos anos anteriores, os acidentes mais graves costumam acontecer após alguma atitude imprudente.

Além disso, acrescenta, a nova lei é intolerante para qualquer quantidade de álcool. "Os motoristas precisam saber que o álcool demora a ser metabolizado e que essas histórias de cochilo, café amargo ou medicamentos para metabolizá-lo de forma mais rápida não procedem", completou.

A Operação Carnaval continua até a meia-noite da próxima quarta-feira (13).

Texto: Agência Brasil

 

Dúvidas ou Sugestões

Assaltante é baleado no peito ao tentar assaltar delegado

Um bandido escolheu errado sua vítima da tarde dessa quinta-feira (29) e sofreu as consequências. Ele assaltou um carro em que estavam um delegado e um agente da Polícia Federal, no centro de Curitiba, e foi baleado no peito. A atitude do policial provocou palmas da multidão que assistia à cena. A vítima se identificou aos socorristas como Osvaldo Pereira, 39 anos. Ele foi levado consciente ao Hospital Evangélico. Osvaldo usava uma tornozeleira...
Continuar lendo...

Após assaltar taxista e fugir em direção a Brusque, assaltante é morto

Na madrugada de domingo (13), uma ocorrência de assalto a taxista na cidade de Balneário Camboriú teve a fuga do ladrão ocorrendo pela rodovia Antônio Heil, passando por Brusque e terminando com a morte do ladrão na cidade de Camboriú. Rogério da Conceição Cassemiro, de 37 anos, levou três tiros no peito enquanto tentava fugir da Polícia Militar. Segundo a PM, Rogério e outro homem pegaram um táxi...
Continuar lendo...

Fairtec acontece de 11 a 15 de setembro

A 5ª edição da Feira Tecnológica da Construção Civil (Fairtec), que ocorre de 11 a 15 de setembro, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, vai apresentar novidades para quem pretende construir, reformar, decorar e até realizar o sonho da casa própria. Várias empresas estarão apresentando seus lançamentos em apartamentos e um dos expositores estará com opções em consórcios. Segundo o...
Continuar lendo...