70 ataques, 28 presos e seis apreendidos

Já são 28 pessoas presas e oito adolescentes apreendidos desde o início dos ataques criminosos em 30 de janeiro. Entre a noite de quinta-feira (7) e a manhã desta sexta-feira (8)  foram registrados quatro ocorrências relacionadas a esses eventos. Os números constam de relatório organizado pela diretoria de informação e inteligência da SSP e divulgado na manhã de hoje. No total, são 83 ocorrências, sendo 70 confirmados e 13 tentativas, atendidas em 27 cidades. O documento informa ainda que são 41 ônibus incendiados, 23 veículos particulares e três viaturas.

Os ataques resultaram na morte de uma pessoa em confronto com a polícia e em ferimentos em outras duas, sendo um dos feridos uma vítima que estava dentro de um ônibus que foi incendiado na Capital. A polícia também já apreendeu 600 quilos de dinamite, além de artefatos explosivos e munição, mais dois quilos de drogas e cinco litros de combustível em garrafas pet.

As forças policiais mantêm o estado de alerta em todo o estado. Desde o início dos ataques o governo do estado, através da secretaria da Segurança Pública (SSP) criou um gabinete de crise com integração dos órgãos de inteligência das polícias e do sistema prisional. Também foi organizado um grupo especial de análise e acompanhamento das ações de facções criminosas, composto pelos órgãos de inteligência e representantes do Ministério Público (Gaeco). O judiciário também foi convidado e deverá designar um juiz participante.

As polícias Civil e Militar deflagraram operações preventivas em várias regiões do estado, reunindo os efetivos das escalas de folga e mobilizando as unidades táticas especializadas (BOPE, Choque, COPE, Canil, Cavalaria, Batalhão Rodoviário, Batalhão Ambiental, Batalhão de Aviação e Saer).

A SSP ativou a SALA DE SITUAÇÃO ESTADUAL, em Florianópolis, que está operando 24 horas como centro de comando e controle, com monitoramento e acompanhamento em tempo real de todas as ocorrências registradas. As linhas de transporte urbano, em itinerários de risco, recebem escolta da Polícia Militar.

A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) está presidindo as investigações criminais e concentrando a instrução do inquérito policial instaurado para apurar os episódios ligados a facções criminosas em Santa Catarina.


Dúvidas ou Sugestões

Os diversos ângulos da fé: Umbanda

Pouco aceita e praticada por uma minoria no Brasil, a Umbanda ainda é alvo de muito preconceito. A primeira associação com a religião é a macumba, o ato de fazer mal para as pessoas. Há 42 anos seguindo essa crença, o pai de santo Arno de Souza deixa claro que essa não é a doutrina praticada pela Umbanda Branca, uma religião de fé, paz e caridade que acredita no mesmo Deus de todos os seguimentos religiosos. “A macumba existe, com certeza, mas o maior macumbeiro é quem procura o...
Continuar lendo...

IFC abre inscrições para 2.220 vagas gratuitas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Estão abertas as inscrições para o Exame de Classificação 2020 do Instituto Federal Catarinense (IFC). São oferecidas 2.220 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio nos 15 campi da instituição, localizados em Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul,...
Continuar lendo...

Mais uma vítima do bilhete premiado

Durante esta segunda feira (11), a Polícia Civil de Brusque registrou mais um caso de golpe do falso bilhete premiado. A vítima da ação criminosa foi uma mulher de 70 anos de idade. Segundo informações repassadas à polícia, a vítima foi abordada por volta das 9h30min dessa manhã na Rua Sete de Setembro, Bairro Santa Rita. Um homem dizia ter um bilhete que, supostamente, seria premiado. Porém, o mesmo não...
Continuar lendo...