Estaduais retomam o futebol Brasil afora

O próximo domingo (20) marca a volta do futebol nacional, com o início dos campeonatos estaduais pelo país. Catarinense, gaúcho, paranaense, e, principalmente, paulista e carioca voltam a movimentar as torcidas pelos estádios, no início do calendário oficial do futebol brasileiro em 2013. Vamos destacar os principais campeonatos e suas primeiras rodadas.

Catarinense - Sem a presença do Brusque Futebol Clube, o Catarinense iniciará com os estádios de portões fechados, por conta da falta de documentação dos locais de jogos, principalmente na questão dos laudos. Único time do Estado na Série A, o Criciúma é apontado como grande favorito.

Gaúcho - Mais uma vez, a dupla Gre-Nal é considerada como favorita para a conquista do gauchão. Porém, clubes do interior sempre correm por fora. O Veranópolis, 4º colocado e campeão do interior em 2012 conta com o goleiro João Ricardo, os atacantes Lê, Leandrão e Valdo, além do treinador Marcelo Caranhato, todos ex-Brusque.

Carioca - O atual campeão brasileiro, Fluminense, foi um dos times que menos investiu entre os quatro grandes, porém, entra com todo o favoritismo para a conquista do bicampeonato. Na contra-mão, o recém-promovido Quissamã tem folha salarial de pouco mais de R$ 50 mil em sua primeira participação.

Paulista - Corinthians, Santos e São Paulo são os favoritos, enquanto, em reformulação, o Palmeiras corre por fora, priorizando Libertadores e Série B. O Santos pode alcançar um feito inédito com um possível tetracampeonato consecutivo. Entre os pequenos, destaque para a estreante Penapolense.

1ª Rodada - Estaduais

Catarinense
Avaí x Atlético-IB
Criciúma x Camboriú
Joinville x Chapecoense
Juventus x Metropolitano
Guarani x Figueirense

Gaúcho
Inter x Passo Fundo
São José x Pelotas
Juventude x Lajeadense
Esportivo x Grêmio
São Luiz x Cruzeiro
Canoas x Caxias
Santa Cruz x Cerâmica
Veranópolis x Novo Hamburgo

Carioca
Olaria x Audax
Friburguense x Bangu
Flamengo x Quissamã
Resende x Madureira
Boavista x Vasco da Gama
Nova Iguaçu x Fluminense
Macaé x Volta Redonda
Botafogo x Duque de Caxias

Paulista
São Paulo x Mirassol
União Barbarense x XV de Piracicaba
São Bernardo x Santos
Linense x Guarani
Atlético Sorocaba x São Caetano
Penapolense x Ituano
Paulista x Corinthians
Palmeiras x Bragantino
Ponte Preta x Mogi Mirim
Botafogo x Oeste

Dúvidas ou Sugestões