Saiu a primeira pesquisa

O Jornal EM FOCO contratou o instituto "Central de Pesquisas e Marketing" (CPM Pesquisas), de Rio do Sul. A pesquisa está registrada na 86ª Zona Eleitoral sob protocolo SC-00008/2012 e colheu as amostras em Brusque entre os dias 21 e 23 de março de 2012.

O CPM levantou junto aos eleitores da área em estudo, opiniões relacionados a assuntos políticos e administrativos, avaliando não apenas as preferências eleitorais, mas também o desempenho da administração Paulo Eccel e Evandro de Farias.

De acordo com os dados do COM, a pesquisa foi aplicada de forma aleatória em um universo de 73.075 eleitores maiores de 16 anos e o modelo de amostragem é conglomerado em dois estágios. Para o primeiro estágio foi selecionado os conglomerados: setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) sistemático. A amostra foi a população de 16 anos ou mais, residentes nos setores; no segundo estágio foi selecionado de cada conglomerado um número fixo de eleitores.

Foram realizadas 500 entrevistas pessoais e residenciais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro máxima é de 4,3%, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos no total da amostra. A estatista responsável pela pesquisa é Maria Cristina Brandão Kfuri, registrada no Conselho Regional de Estatística (CONRE 4ª) Nº 9092.

 

Dúvidas ou Sugestões