Restauração de praça gera polêmica em Guabiruba

O projeto de lei da prefeitura de Guabiruba que prevê a restauração da praça Theodoro Debatin, no Centro da cidade, está causando um alvoroço na Câmara Municipal. Pelo projeto, no local seria construída uma choperia. Na sessão legislativa de terça-feira (19), situação e oposição inverteram os papéis e o bate-boca foi intenso. Egon Schweigert (PSDB) não concorda que no terreno supostamente doado pela família ao município seja erguida uma choperia. “Essa família, fez essa doação confiando no prefeito, que não ia (o prefeito) construir nenhuma construção (na praça)”, defendeu-se Egon.

Já o líder do governo, Ademir Fischer (PMDB), contesta os documentos de uma doação que teria sido feita pela família Debatin, quando o mesmo terreno havia sido desapropriado na gestão de Ivo Fischer (31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977). “Se houve desapropriação, não há doação”. Entrando na conversa, Angelo Menegazzo Neto (PP) defendeu-se.

“Eu fui contra o projeto em 2006 (quando era presidente da Câmara e o voto minerva barrou o projeto). Hoje, seu sou favorável. Foi amadurecido esse projeto. A gente consultou o prefeito (...) modéstia a parte, tem coisas que acontecem nos bastidores, por fora, que não deveriam acontecer”, disse o vereador.

Em aparte a Menegazzo, Edon Schweifert foi enfático: “Então hoje você é a favor? Então você tem duas palavras? Não adianta você berrar comigo, que não é assim não. Você não cumpriu...”.

Dúvidas ou Sugestões