Arbitragem esportiva ganha livro

Os amantes do handebol e dos esportes em geral poderão enriquecer a biblioteca com o lançamento do livro “Arbitragem: uma nova visão. Além das regras, o que mais um árbitro deveria saber”, de Delmar Tôndolo e Sálvio Pereira Sedrez. O lançamento será às 19 horas desta terça-feira, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. A publicação trata dos conhecimentos sobre arbitragem de um modo geral, tendo uma parte específica para a modalidade de handebol. 

Servindo também para qualquer modalidade esportiva, o livro tem informações sobre a importância da parte física e psicológica, sobre o marketing esportivo, a postura e a ética, a organização pessoal, a auto-ajuda e dicas de eficiência. Os autores buscam levar o conhecimento às pessoas sobre a importância de uma boa condição pessoal e de conhecimento para que os árbitros tenham capacidade de realizar seu trabalho da melhor forma possível, e sem influenciar nos resultados dos jogos.

Para eles, as estrelas de um evento esportivo devem sempre ser os atletas e técnicos, e nunca os árbitros. Até porque uma disputa pode acontecer sem um árbitro, mas sem os atletas simplesmente não existe jogo. Neste livro os autores também relatam as experiências positivas e negativas vividas ao longo de suas jornadas no meio esportivo, para que principalmente os mais novos evitem os erros e executem um trabalho promissor e eficaz.

O livro também é interessante para os leigos em arbitragem. Será uma forma de interação sobre o que envolve as arbitragens, tirando a idéia de que qualquer pessoa pode pegar um apito e sair arbitrando um evento esportivo de qualquer forma e sem conhecimento. Muitos chegam a pensar que por terem sido atletas de uma determinada modalidade, podem assumir esse compromisso profissional.

O livro também será comercializado por meio dos e-mails dondolo@terra.com.br ou delmar.tondolo@hotmail.com, ou diretamente com o próprio professor na arena multiuso. O livro custa R$ 20,00.

Dúvidas ou Sugestões