Projeto pretende exigir teste de glicemia

Quem pretende tirar a carteira de motorista futuramente pode ter de realizar, obrigatoriamente, um exame para medir a quantidade de açúcar no sangue. O teste de glicemia tem por objetivo medir se o nível do produto está dentro do normal.

Para o autor da proposta, deputado Marco Aurélio Ubiali (PSB), a idéia é de conscientizar os futuros motoristas sobre os riscos que o diabetes pode provocar. Entre eles está justamente a perda da capacidade de dirigir.

"É um exame simples, rápido e barato e que vai diminuir os riscos da pessoa ter uma hipoglicemia (quando a quantidade de açúcar no sangue está abaixo do normal - 60mg por litro de sangue) e provocar algum acidente".

Diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abmt), o médico Dirceu Rodrigues Alves apóia a iniciativa e sugere que outros tipos de exames também sejam incluídos nas exigências para se obter a CNH. "Teste ergométrico, assim como o eletro-encefalograma e a audiometria seriam necessidades básicas para quem busca a CNH" comenta.

O projeto entrará na análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Fonte: Acaert

Dúvidas ou Sugestões