Ser diferente é normal

A Semana Nacional do Excepcional, comemorada de 21 a 28 de agosto, tem como objetivo principal reforçar a ideia da inclusão social. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, foi a segunda unidade do Brasil e a primeira do Estado de Santa Catarina a ser fundada. Mantenedora de três unidades de serviços (Clínica Uni Duni Tê, Centro de Convivência Rute de Sá e Instituto de Educação Santa Inês), a Apae é composta por mais de 60 funcionários, entre professores e demais colaboradores. Atende atualmente mais de 280 alunos e desenvolve esse trabalho há 56 anos.

A Clínica Uni Duni Tê trabalha com prevenção, acompanhamento e intervenção no desenvolvimento infantil, com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. De acordo com a coordenadora da clínica, Valdete Batisti Archer, que trabalha há 20 anos na instituição, os trabalhos são feitos com crianças excepcionais, ou não. "O olhar é para o desenvolvimento. Não interessa se a criança tem deficiência, ou não. O ritmo e as características do desenvolvimento são particulares de cada um", destacou .

De acordo com Maria Carolina Diegoli Hildebrand, coordenadora do Instituto Santa Inês e do Centro de Convivência Rute de Sá, a partir dos 4 anos, as crianças que possuem necessidades especiais passam a frequentar o Instituto Santa Inês, que trabalha até a fase adulta. Já o Centro de Convivência Rute de Sá cuida dos que possuem mais de 21 anos, até a terceira idade, e que possuem uma dependência maior.

Nesses dois núcleos educacionais, é preparada uma programação de acordo com a necessidade de cada aluno. Além do atendimento pedagógico, existe uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, neurologista e psicólogo.

Raquel Hoffmann, orientadora pedagógica do Santa Inês e que trabalha há 20 anos com a entidade, afirmou que são levantadas as especificidades e particularidades de cada aluno, traçando um perfil de trabalho para que eles possam se desenvolver globalmente. "Isso é necessário para o desenvolvimento deles. Visamos autonomia e independência, vendo o aluno como ser completo", enalteceu.

Para Maria Carolina, a Semana Nacional do Excepcional é um momento de conscientização. "Todo o trabalho que a gente tenta fazer, não só nessa semana, mas principalmente nela, é de conscientização da comunidade com relação aos nossos alunos, mostrando as condições de desenvolvimento de atividades e capacidades. Tentando incluí-los cada vez mais na comunidade", enfatizou.

Apesar de o aumento dessa inclusão social ser gradual, para Maria Carolina a integração e inclusão vêm crescendo cada vez mais.  "O nosso papel é buscar isso o tempo todo. Levamos eles ao mercado, à lojas... buscamos que eles participem de eventos e festas da cidade", explicou.

Lá na instituição, eles ainda exercem algumas atividades como equoterapia, dança, academia, bocha adaptada para usuários de cadeira de rodas, informática, atividades de horta e artesanais.

Dúvidas ou Sugestões

Rádio Cidade é autorizada a transmitir a Copa do Mundo

A Rádio Cidade, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação, vai transmitir para Brusque e todos os municípios de abrangência de sinal, a Copa do Mundo 2018, que acontecerá na Rússia. Os termos e condições para transmissão entre a emissora e a EBC foram assinados na manhã desta quinta-feira (24) após as tratativas feitas com a estatal de comunicação. Serão transmitidos, com equipe da...
Continuar lendo...

Carlos Renaux fica com o título de vice no Catarinense de Juniores

O Carlos Renaux foi a Orleans neste sábado (18) com uma dura missão: bater os o time local no tempo normal e também na prorrogação para ficar com o título do Campeonato Catarinense de Juniores. Novamente sendo superior ao adversário, a equipe conseguiu uma parte do objetivo, mas não o suficiente para levantar o troféu de campeão da competição. Depois de domínio absoluto do Vovô no tempo normal,...
Continuar lendo...

Apartamentos de padrão elevado

Está sendo comercializado na cidade de Brusque um projeto com características diferenciadas. Um novo modelo de imóvel, onde o cliente estará sendo beneficiado com dois apartamentos por andar, elevador, acabamento com massa corrida, infraestrutura para ar condicionado split, em uma região muito tranqüila e próxima ao Centro. È o Turim Residence, um empreendimento aprovado no projeto Minha Casa, Minha Vida e com característica que realmente impressionam. Confira os...
Continuar lendo...