Doses contra pólio e sarampo já estão disponíveis

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo já começou. As doses estão disponíveis em todas as unidades de Saúde de Brusque. A meta é distribuir 6.657 vacinas contra a pólio e 7.940 contra o sarampo.

A vacinação contra a pólio segue até o dia 26 de agosto e todas as crianças com idade entre 0 e 5 anos devem receber a dose. Já o período de combate ao sarampo será maior, até 16 de setembro, devendo atingir o público infantil de 1 ano a menores de 7 anos.

O dia "D" da campanha será no sábado (13). As unidades de Saúde que permanecerão abertas em período integral para atender à comunidade. Para que as crianças possam receber as doses, os pais devem apresentar a carteira de vacinação.

A vacina a ser utilizada contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Já o sarampo é uma doença grave e de transmissão, por isso é importante que os pais não percam essa chance de imunizar as crianças. A medida é de proteção e precaução, para que o vírus não volte a circular no Brasil.

 

Dúvidas ou Sugestões