AmpeBr participou da apresentação do Plano Brasil Maior, em Brasília

Com o Plano Brasil Maior, o governo Federal estabelece uma política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior, para o período de 2011 a 2014. O diretor da Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Brusque, Irajá Trindade, esteve presente ao encontro que reuniu representantes de vários segmentos da indústria brasileira, na manhã de terça-feira (2), em Brasília. 

A presidente Dilma Rousseff disse que o pacote protege o mercado interno de uma avalanche de produtos importados baratos, e muitas vezes de baixa qualidade, e serve também para fortalecer a indústria a competir em meio a um opressivo desequilíbrio cambial.

O Plano determina que, fabricantes de móveis, calçados e confecções, fiquem isentos da alíquota de 20% de contribuição sobre a folha de pessoal. Mas, para compensar a isenção, serão taxados em 1,5% sobre o faturamento. Além do corte na folha, o Plano inclui linhas de financiamento, ressuscita outras modalidades de crédito do BNDES e reforça a fiscalização de fraudes na importação.

Segundo Irajá Trindade, todos os pronunciamentos foram de relevante importância para os setores produtivos. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, frisou a questão da fiscalização rigorosa por intermédio da Policia Federal nos portos e fronteiras, para barrar a entrada de produtos subfaturados, ou até mesmo ilegais, no País.

O ministro de Ciências, Tecnologia  e Inovação, Aloísio Mercadante, falou que o Plano tem por prioridade, além de estimular a inclusão digital (69 milhões de alunos serão beneficiados com o programa), as políticas de compras governamentais poderão pagar até 25% a mais em relação a produtos importados, salvaguardando a indústria brasileira.

Fernando Damata Pimentel, ministro do MDIC, ressaltou que, para um país ser rico, precisa de uma indústria desenvolvida e competitiva. No encerramento do encontro, a presidente Dilma tranquilizou a classe industrial, afirmando que o Brasil tem condições de enfrentar a crise mundial, pois, tem hoje 60% a mais de reservas cambiais em relação a 2008, quando o mundo enfrentou uma crise na economia.

Aproveitando a estada em Brasília, Irajá Trindade visitou os gabinetes de todos os parlamentares catarinenses, onde entregou um ofício enviado pela AmpeBr solicitando apoio para a Frente Parlamentar Mista José de Alencar, que faz parte do Plano Brasil Maior, exclusivo ao setor têxtil e de confecções.

Dúvidas ou Sugestões

Som alto termina com polícia e apreensão de equipamentos no Centro

Dois casos de perturbação por conta de som alto foram registrados esta madrugada no mesmo local em Brusque. Eles ocorreram na Rodovia Antonio Heil e em pouco espaço de tempo. Em ambos, a Polícia Militar apreendeu os equipamentos. O primeiro deles foi registrado por volta de 01h. Duas pessoas de 20 anos foram identificadas com proprietárias dos veículos. Todo o equipamento foi apreendido e os dois responderam a um Termo Circunstanciado e terão...
Continuar lendo...

Guabiruba entrega mais de 50 maços de cabelos à entidades que trabalham com câncer

Os mais de 50 maços de cabelos arrecadados durante a Campanha Fios de Alegria, promovida pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, foram doados na quarta-feira, 23, para o departamento de Oncologia do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, e para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Brusque. As duas entidades atendem os guabirubenses com câncer. Na unidade hospitalar, a coordenadora de serviços administrativos Danielle Carolina de...
Continuar lendo...

Pedras de crack são apreendidas com jovem

Um jovem de 21 anos foi detido pela Polícia Militar na de quinta-feira (4), na Rua PF 01, Bairro Poço Fundo, com cinco pedras de crack. Segundo informações da Polícia Militar, o fato ocorreu por volta das 23h. O Pelotão de Patrulhamento Tático realizava rondas pelo bairro, onde avistou o jovem em uma Honda Bros, de cor preta, conduzida por uma mulher e, na carona, o jovem seguia. De acordo com os PMs, o jovem descartou algo pela via, o que...
Continuar lendo...