Brusque é goleado na primeira partida
O time do Brusque não teve chances na primeira partida da final da Copa Santa Catarina. Em uma tarde desastrosa na Arena Joinville, a equipe do treinador Hélio Vieira foi goleada pelo Joinville no placar de 4x0, praticamente liquidando qualquer chance de título do Brusque.
A partida promoveu duas estréias na equipe do Brusque. O zagueiro Edimar e o volante Luiz André que iniciaram como titulares do time de Hélio Vieira. Durante toda a primeira etapa quem dominou as ações no campo de ataque foi o Joinville, chegando logo aos 2 minutos com Ricardinho, que por pouco não abriu o placar.
Mas a pressão do Joinville não demorou a se converter em bola na rede. Aos 23 minutos, no cruzamento, Ronaldo Capixaba completou para o fundo das redes de João Ricardo: 1x0 para o Joinville. Pouco tempo depois do gol, o Brusque recebeu uma boa notícia para a partida de volta. Aos 31 minutos, o atacante Lima recebeu cartão amarelo, seu terceiro na competição e não jogará a partida de volta em Brusque.
Mesmo com a vantagem de dois resultados iguais para conquistar a taça, o Brusque não conseguiu assustar a meta do goleiro Ivan, chegando poucas vezes com os atacante Leandrinho e Lê, já que o time jogava com apenas Marcelinho na armação e 3 volantes no meio campo. Aos 43 do primeiro tempo, Lima desviou cobrança de escanteio e ampliou o placar na Arena Joinville: 2x0 e final de primeiro tempo.
Na volta para a segunda etapa, a entrada de William até deu alguma esperança de melhoras no ataque, já que 2 meias ofensivos dariam mais movimentação. Dariam, porque o treinador Hélio Vieira resolveu tirar Marcelinho para a entrada do camisa 17. Por consequência, o Joinville foi quem voltou com tudo para o segundo tempo.
O Brusque conseguiu chegar com algum perigo a meta joinvilense aos 19 minutos, com boa jogada de Leandrinho, que desperdiçou a chance na entrada da área. No mais, o JEC passeava em campo, fazia o jogo da maneira que era mais conveniente. Aos 38 minutos, o Brusque perdeu o estreante Edimar ao tomar o segundo cartão amarelo, numa sequência de 9 minutos que praticamente selariam o destino do Brusque na Copa Santa Catarina.
Aos 43 minutos, em pênalti duvidoso, Lima marcou o segundo dele na partida, 3x0 Joinville.Não bastasse o terceiro gol, aos 47 em falha infantil da defesa, Aldair fechou a conta na Arena, 4x0, mas o jogo não terminava aí. Um minuto depois, Pantico foi expulso por colocar o dedo no rosto do árbitro.
No final da partida, o capitão da equipe, Fabinho, manteve as esperanças da conquista do título dentro de casa, "A gente sabe que é muito difícil reverter um resultado desse, mas a gente vai trabalhar muito porque a gente tem condições". Já o volante Leandro Leite classificou como vergonhosa a arbitragem de Bráulio da Silva Machado.
Com a goleada, o Brusque precisa vencer o JEC no Estádio Augusto Bauer por 4 gols de diferença para conquistar o quarto título da Copa Santa Catarina. A partida começa às 16 horas do próximo domingo (10).
Ficha Técnica
Joinville: Ivan; Renato Santos (Enio), Linno e Pedro Paulo; Eduardo, Mateus, Ricardinho (Tiago Real), Jaílton (Aldair) e Gilton; Lima e Ronaldo Capixaba. Técnico: Arturzinho.
Brusque: João Ricardo; João Neto, Tiago Couto (Neguetti), Edimar e Vinícius; Fabinho, Leandro Leite, Luiz André e Marcelinho (William); Lê (Pantico) e Leandrinho. Técnico: Hélio Vieira.
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por José Roberto Larroyd e Anderson Moser.
Cartões Amarelos: Lima, Gilton (Joinville). Luiz André, Pantico, Fabinho, Edimar, João Ricardo, Leandro Leite, William (Brusque).
Cartões Vermelhos: Edimar e Pantico (Brusque).
Gols: Ronaldo Capixaba, aos 23 (1º Tempo), Lima, aos 43 (1º Tempo) e 43 (2º Tempo) e Aldair 47 (2º Tempo).
Texto Alain Rezini
Colaboração Francisco Carlos