Secretário sob a mira do empresariado

A pedido da AciBr e lideranças políticas da região, esteve em Brusque na tarde de segunda-feira (13) o deputado estadual e secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini. Ele esteve reunido com autoridades políticas e empresariais de Brusque, Guabiruba e Botuverá, onde vários assuntos de interesse da comunidade foram discutidos. Entre eles, a situação do asfalto da avenida Dom Joaquim.

Cobalchini garantiu que a obra será concluída, mesmo que o governo do Estado tenha que investir mais dinheiro para a finalização, inclusive na parte de sinalização. A pavimentação entre Brusque e Guabiruba, e de Botuverá a Vidal Ramos, também foram assuntos de pauta, mas o secretário deixou claro que "precisamos estar com os pés no chão e precisamos saber se há recursos o suficiente para começar e terminar as obras com qualidade", disse.

Cobalchini afirmou que pretende visitar os lugares citados pelas lideranças.

O trecho entre Camboriú e o bairro Limeira também foi citado na reunião. Um dos convidados sugeriu que o secretário colocasse ao governador sobre a possibilidade de descentralizar como estava sendo feito no governo de Luiz Henrique da Silveira, mas, de uma forma mais objetiva.

Como, por exemplo, enviar os recursos para as prefeituras melhor administrarem. Sendo assim, os prefeitos saberiam como melhor investir nas cidades.

A AciBr entregou ao secretário uma correspondência solicitando "... uma atenção especial para realização de importantes obras, que vêm sendo reivindicadas por Brusque, Guabiruba e Botuverá há muito tempo, e que não foram contempladas como prioritárias pelo governo Raimundo Colombo.

São elas:

- A duplicação da pista de rolagem da SC-486 (uma das mais antigas do Estado) para facilitar o escoamento de carros de passeio, ônibus e caminhões, ou a construção de nova rodovia, na margem esquerda do rio Itajaí Mirim, como alternativa para desafogar o grande fluxo de veículos e facilitar o escoamento da produção industrial de nossa região.

- Execução de obras de melhorias e pavimentação asfáltica na via de acesso entre Brusque e Guabiruba, consideradas necessárias e prioritárias não somente para o desenvolvimento de Guabiruba, mas de toda a região.

- Distante 19 quilômetros de Brusque está localizado o município de Botuverá, conhecido nacionalmente por suas cavernas milenares e gigantescas, tendo como principais atividades econômicas a extração mineral, indústria têxtil e turismo. Situada no distrito de Ourinhos, a caverna é considerada uma das maiores do país e a principal atração truística da região, sendo um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina. O trecho de 15 Km da SC-486, é o principal acesso entre os municípios de Botuverá (até o complexo das cavernas) e Vidal Ramos, por onde escoa toda a produção dessa região. A execução de obras de asfaltamento daquele trecho viria beneficiar sobremaneira a região de Brusque, Botuverá e Vidal ramos.

- Outro ponto que tem causado grandes congestionamentos está localizado em gaspar, nas ligações entre os municípios de Brusque, Ilhota e Blumenau. Para tanto se faz necessário e urgente a construção de um Anel Viário na cidade de Gaspar, para beneficiar a região como um todo.

- Pavimentação asfáltica trecho compreendido entre os municípios de Brusque e Cambiríu, via bairro Limeira".

Dúvidas ou Sugestões