Brusque passa a ser cidade irmã do distrito de Karlsruhe

Na noite de segunda-feira (23), na Alemanha, foi assinada entre Brusque e Karlsruhe uma parceria para a troca de relações comerciais e culturais. O prefeito Paulo Eccel destacou a importância que Karlsruhe, uma cidade independente (kreisfreie Stadt) da Alemanha, capital do distrito homônimo e da região administrativa de Karlsruhe, estado de Baden-Württemberg.

A cidade destaca-se pela forca econômica e tecnológica. "Foi um momento histórico. A partir de agora, as cidades se tornam irmãs, pois as trinta e duas cidades que formam o Estado aprovaram esta união", destacou. O administrador distrital, Christoph Schnaudigel, lembrou a visita a Brusque em novembro de 2010, e o carinho que tem por toda a região, incluindo Guabiruba.

A primeira etapa dessa parceria será oferecer o aprendizado da língua alemã para os brusquenses. Na mesma noite, aconteceu a abertura da exposição itinerante "Fuga da fome e miséria - 150 anos de imigração de Baden para o Brasil", com a palestra do professor Lothar Wieser, de Mannheim, professor e historiador que fala português e apresentou um histórico da colonização nos dois idiomas.

O material da exposição pertence ao prefeito de Lahar, Wolfgang Muller, também vice-presidente da sociedade Alemanha-Brasil e, é rico em documentos, fotos e objetos que pertenciam aos migrantes alemães. Mais uma vez, muitos guabirubenses prestigiaram o evento.

No discurso, o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, fez um convite oficial para que a Alemanha se prepare em Santa Catarina, para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A comitiva oficial de Santa Catarina tem mais uma extensa programação para terça-feira (24).

Visitas ao ginásio escolar Justus-Knecht, em Bruchsal; à fábrica da Sew-Eurodrive, em Graben (que possui uma filial em Joinville); recepção na prefeitura de Bruchsal; e, um evento festivo da BSG, em Karlsdorf-Neuthard ( Bahnhofstrasse ), associação similar à Acic de Guabiruba e Brusque.

Dúvidas ou Sugestões