Saúde aposta no álcool gel para evitar contaminações

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que todos os serviços de saúde no Brasil devem ter álcool para a higienização das mãos dos profissionais que lidam com pacientes. Pode ser usada a fórmula líquida, com 60% a 80% de álcool, ou solução em gel, com concentração mínima de 70% de álcool. O prazo é de 60 dias para aderir à determinação.

De acordo com a secretária de Saúde, Cida Belli, essa determinação "é uma forma de segurança a mais ao paciente". Em Brusque já está sendo feito um levantamento de todos os locais que necessitam dos itens, para que se possa abrir o processo licitatório e efetuar a compra. "Até o início do próximo ano, vamos estar com toda a determinação concluída", afirmou a secretária.

O Hospital de Azambuja já está cumprindo a determinação. De acordo com o médico Antonio Pucci de Oliveira, o índice de infecção hospitalar é muito alto no País e isso acontece devido à transmissão de infecções bacterianas de paciente a paciente, que na maioria dos casos são feitas pelas mãos de quem manuseia o paciente.

As infecções hospitalares devem receber atenção especial, pelo amplo uso de antibióticos, que fortalecem as bactérias. "Devemos, sempre, fazer a higienização das mãos a cada paciente. Para lavar as mãos é mais difícil e o álcool torna-se mais fácil e tem a mesma função", considerou Pucci.

Segundo o médico, o álcool em gel é mais indicado por conter componentes que ajudam ao não ressecamento da pele. "O álcool líquido resseca a pele, causa fissuras e o tiro pode sair pela culatra. Causando fissuras, o perigo da contaminação é muito maior do que você não usar nada", concluiu.

Dúvidas ou Sugestões

Equipamentos industriais furtados de empresa na Antônio Heil

Um homem de 33 anos, responsável financeiro de uma empresa situada na rodovia Antônio Heil, esteve na Delegacia de Polícia para relatar que o local onde trabalha foi alvo de furto no último domingo (1). Do local foram furtados alguns equipamentos por volta das 18h30. Entre os equipamentos furtados estão uma esmerilhadeira e um aparelho de solda. As câmeras de vigilância flagraram a pessoa passando por dentro da empresa, mas por conta dos danos...
Continuar lendo...

Comissão especial visitas unidades de saúde em seis bairros

Na primeira quinzena de maio, vereadores membros da Comissão Especial de Saúde visitaram as unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Santa Terezinha e Santa Rita, dia 5, Volta Grande e Bateas, dia 8, Steffen e São Luiz, dia 10. Formada por Celso Carlos Emydio da Silva (DEM, presidente), Ana Helena Boos (PP, vice-presidente), Ademilson Gamba, o Nino (PSB), Paulinho Sestrem (PRP) e Rogério dos Santos (PSD, relator), a comissão foi criada pelo...
Continuar lendo...

Seleção Brasileira é campeã Mundial

A Seleção Brasileira feminina de Handebol se consagrou campeã mundial neste domingo (22), ao vencer a Sérvia, na cidade de Belgrado, por 22 a 20. Num jogo eletrizante, disputado gol a gol, foi nos dois últimos minutos da etapa complementar que o time verde e amarelo conseguiu abrir dois pontos de diferença contra o time da casa, segurando o resultado até o apito final. Com o feito, o Brasil quebra um tabu e vence pela primeira vez o campeonato mundial. A seleção canarinho já havia...
Continuar lendo...