Segurança no trabalho envolve drogas
A 2ª noite da semana do curso em Segurança do Trabalho, realizada terça-feira (17), lotou o auditório da Assevim com acadêmicos da instituição e alunos do ensino médio da Escola Estadual Araújo Brusque. Uma palestra sobre drogas e violência urbana foi ministrada pelo presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Itajaí, Alexandre Jordão Frankenberger.
"Classificamos as drogas em três grupos: depressoras (álcool, inalantes, morfina...), estimulantes (tabaco, cocaína, crack...) e perturbadoras (alucinógenos, maconha, ecstasy...)", explicou.
Frankenberger também apresentou dados de uma pesquisa realizada em universidades de 27 capitais brasileiras, onde o resultado aponta que mais de 80% dos entrevistados já experimentaram álcool e, 46,7% o tabaco. Maconha, solventes, anfetaminas, ansiolíticos, cocaína e ecstasy vêm na sequência.
"O álcool lidera o ranking porque é legalizado e recebe a força da mídia. Mas, dentro do Conselho Antidrogas, nosso trabalho é combater os fatores de risco que impulsionam o uso. Nesse sentido, podemos citar a curiosidade, influência dos amigos, desestrutura familiar e fuga de problemas, entre outros", acrescentou.
Hoje (19) é a última noite da Semana de Segurança no Trabalho. O evento será retomado às 19 horas com uma palestra sobre prevenção a acidentes de trabalho, ministrada pelo empresário Ivan Montibeller. Logo após será apresentado o teatro ‘Ouça sua consciência.
O evento é aberto à comunidade e a entrada é franca. Mais informações pelo 3044-9000.