Comitiva brusquense visita empresas na Alemanha

Durante a viagem técnica do projeto “50 parcerias municipais pelo Clima” à Alemanha, a comitiva brusquense - formada por representes da UNIFEBE e da prefeitura e Brusque - visitou importantes empresas alemãs de soluções tecnológicas e energéticas para observar conceitos e aplicações que possam contribuir com o andamento da parceria ambiental com Karlsruhe. Foram visitadas as seguintes empresas: Grupo PTV, SEW Eurodrive e Zeozweifrei unterwegs.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, as visitas foram muito produtivas e servirão de inspiração para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas analisadas.

— Tivemos a possibilidade de observar no Grupo PTV, por exemplo, soluções logísticas como planejamento e otimização de todos os tipos de movimentação de pessoas e materiais, pensando em questões daqui há 20 ou 30 anos, mas trazendo essas tecnologias para o momento atual. No SEW Eurodrive observamos as questões de soluções energéticas e mobilidade autônoma e no Zeozweifrei unterwegs observamos especialmente a questão dos carros elétricos, e todo seu planejamento, que é uma tecnologia que queremos trazer para nossa comunidade nos próximos anos — explica o reitor.

Grupo PTV

 O Grupo PTV desenvolve soluções inteligentes para planejamento e otimização de tráfego e logística de transporte. Com o slogan “a mente do movimento”, eles possuem a tecnologia líder mundial para planejar e otimizar o movimento de pessoas e bens. Na empresa, a comitiva visitou o Laboratório de Mobilidade e conheceu alguns softwares desenvolvidos pelo grupo para transformar cidades em “Smart Cities”, as cidades inteligentes. Alguns desses softwares são usados pelos alunos da Hochschule Karlsruhe (Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe), com a qual a UNIFEBE estabeleceu uma cooperação internacional e poderá desenvolver pesquisas na área.

Segundo o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, Marcelius Aguiar, o Grupo PTV possui um sistema bem ousando e ao mesmo tempo eficaz.

— Acredito que eles estão na vanguarda quanto a questão da mobilidade urbana. Infelizmente, no Brasil, ainda se pensa muito no veículo individual, diferente da Europa, que há um interesse muito grande em ferrovias, por exemplo. No passado, se tivéssemos investido em ferrovias para o transporte de cargas, poderíamos ter uma redução significativa na quantidade de caminhões nas estradas, e, com isso, diminuir o asfalto de má qualidade, diminuir a quantidade de buracos e, consequentemente, também reduzir o inchaço da malha viária nacional. Então, a minha impressão diante do que a empresa apresentou é fantástica, talvez as cidades brasileiras possam usufruir desse sistema onde todos possam se deslocar de forma mais tranquila, rápida e sem poluição — destaca.

SEW Eurodrive

Fundada em 1931, na Alemanha, a SEW-EURODRIVE é uma empresa que conquistou e mantém posição de liderança no mercado mundial a partir de uma filosofia que tem como principais focos o trabalho, a inovação, a tecnologia e o aprimoramento contínuo. A SEW-EURODRIVE está presente em 48 países e possui 15 fábricas instaladas em países como França, Finlândia, Estados Unidos, Rússia, China e Brasil. A SEW-EURODRIVE Brasil Ltda fica em Santa Catarina e é um dos principais especialistas em tecnologia de acionamentos e líder em vendas de motoredutores no Brasil.

"Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte."



Antes de comentar leia os


Cerimônia marca o encerramento oficial dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque

71 dias atrás

A principal competição do esporte brusquense foi encerrada oficialmente nesta sexta-feira (11) no Pavilhão da Fenarreco. A cerimônia de encerramento dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque reuniu cerca de 600 pessoas, o maior número dos últimos anos, e foi marcada por uma grande festa das comunidades que receberam os troféus de campeão e vice conquistados durantes os quase 50 dias de disputa. Ao fim, o São Pedro levantou o troféu de heptacampeão geral, enquanto que o Águas Claras comemorou a segunda colocação e o Steffen o terceiro lugar (ver classificação geral abaixo). A noite também foi de homenagem aos líderes comunitários. O vice-prefeito Ari Vequi foi o responsável por chamar um a um ao palco para que estes recebessem uma medalha de honra ao mérito, em reconhecimento a todo serviço prestado a suas comunidades.  Vequi ainda ressaltou que a ideia é que os Jogos Comunitários comecem ainda mais cedo no ano que vem e comentou sobre o fortalecimento da competição. “É intenção minha e do Dr. Jonas valorizar cada vez mais os jogos, para que ele continue sempre crescendo e envolvendo as pessoas da nossa cidade”.  Já Paegle ressaltou a interação entre os 30 bairros que participaram e disse que a disputa simboliza o espírito brusquense de “garra, determinação e competitividade”. Junto com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Ademir Luiz de Souza, o Toto, ele agradeceu a participação de todas as comunidades para que a competição fosse um sucesso. O líder comunitário do Steffen, terceiro colocado, Antonio Azevedo, elogiou a organização, enquanto que o responsável pela comunidade campeã, Roberto Bondemuller, mais uma vez destacou o comprometimento de todos os moradores do bairro para que o São Pedro levantasse o troféu pela sétima vez consecutiva. “Sempre é uma alegria enorme. O que me deixa mais contente é a participação e mobilização das pessoas. Há um esforço muito grande de toda a comunidade e só tenho que parabenizar todas as pessoas do São Pedro para que pudéssemos, outra vez, comemorar essa conquista”, finalizou. CLASSIFICAÇÃO FINAL - JOGOS COMUNITÁRIOS - TROFÉU HAVAN 1º São Pedro 155 2° Águas Claras 117 3° Steffen 93 4º Maluche 86 5º São Luiz 65 6º Limeira 60 7º Dom Joaquim 57 8º Souza Cruz 56 9º Rio Branco 50 10º Santa Rita 38 11º Guarani 33 12º Centro 32 13º Rua Nova Trento 30 14º 1º de Maio 23 15º Thomaz Coelho 21 16º Azambuja 21 17º Zantão 20 18º Santa Terezinha 17 19º Volta Grande 16 20º São João 14 21º Planalto 14 22º Bateas 12 23º Paquetá 11 24º Poço Fundo 9 25º Barra de Águas Claras 6 26º Nova Brasilia 5 27º Cedrinho 2 28º Ponta Russa 0 29º Rainha 0 30º Santa Luzia 0  

Geral

Final de semana de tempo instável

71 dias atrás

O final de semana deve ser de tempo instável em Brusque e região. Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, céu nublado, com sol em poucos momentos, e pancadas isoladas de chuva vão predominar. Pode chover nos três períodos deste sábado (12). A temperatura mínima será de 12 e a máxima de 32 graus. Previsão que se estende, também, para o domingo. Nas demais regiões de Santa Catarina, sol entre nuvens. No litoral, condição de chuva fraca pela manhã e vento ao longo do dia. Há risco de temporais  à noite. A previsão é de um domingo com risco de temporais. Com descarga elétrica, ventania e granizo. O clima será de instabilidade, com chuva moderada a forte no período da tarde de sábado.

Geral

Prefeitura divulga quais serão as bandas que animarão a 32ª Fenarreco

71 dias atrás

Chope gelado, comida típica e muita música boa é o que vem por aí na 32ª Fenarreco. Mais de 35 bandas já estão confirmadas para os dez dias da Festa Mais Gostosa do Brasil, que nessa edição promete trazer além dos tradicionais grupos alemães, bandas como a Cavalinho, Vox 3 e a Orquestra Os Montanari, que farão o público dançar com os sucessos Jetzt Geht's Los, Marreca e Zic Zac. O turismólogo da Prefeitura, Ademir Morares, destaca que neste ano a grande novidade do evento será a apresentação da banda brusquense Hipnose. “Eles estão preparando um repertório exclusivo para a Fenarreco, sem perder o espírito da festa. É uma forma de apresentarmos os artistas da nossa região, sem esquecermos das origens alemãs”. Confira as atrações: Banda Bavária Banda Cavalinho Banda Champagne Banda Cruzeiro Banda D'Fiebes Banda do Barril Banda Estrela de Ouro Banda K'necus Banda Melodia Show Banda Milênio Banda Show 0800 Banda Só Virtude Banda Verde Vale Banda Vox 3 Banda XV Show Banda Zurich Brusband Cleide e Jonas Die Jungs Die Lustigen Musikenten Die Pommernläender Die Tal Buben Free Chopp Grupo Amigos do Canto Alemão Grupo Edelweiss Hausmusikanten Irmãos Radoll Lino e Orquestra Lista de bandas Musical Ein Prosit Musical JS Nachtmusikanten Orquestra Os Montanari Sandro e Wilson Society Band Show Tropical Band Wanderli e Magali

Geral
Subir